Notícias
UFDPar assina convênios de intercâmbio científico com universidades da Espanha, Uruguai, Peru e México
A Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSINTER) torna público que o Reitor Pro tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Sales Macedo, realizou assinatura de convênios com quatro universidades estrangeiras, sendo elas: a Universidade Católica de Santa María (Peru); a Universidad de Málaga (Espanha); a Universidade Autonoma de Ciudad Juarez (México) e a Universidad Católica del Uruguay. A assinatura desses convênios de intercâmbio tem como escopo permitir a mobilidade acadêmica, tanto virtual como presencial.
A Universidade Católica de Santa María (UCSM) (em espanhol: Universidad Católica de Santa María) é uma universidade privada local em Arequipa, Peru e tem estado em operação contínua desde que foi fundada em 6 de dezembro de 1961. Foi fundada por William Daniel Morris Christy em 6 de dezembro de 1961 e é a segunda universidade privada mais antiga do Peru.
A Universidade de Málaga (UMA, Universidad de Málaga) é uma universidade pública classificada em 23 entre todas as universidades espanholas e 683 no mundo. Foi criada em 1972 e tem, desde 2016, 30.203 estudantes de bacharelado e 2576 em um programa de mestrado, 1255 professores permanentes e 1056 professores temporários. A UMA oferece 65 cursos de licenciatura e 6 diplomas duplos, mais de 21 programas de doutoramento, 64 mestrados e 100 cursos ao longo do ano letivo.
A UACJ foi fundada em 1973 pela integração de três universidades, a Universidad Femenina, a Universidad Mixta, a Universidad Ciudad Juárez A.C. e a Universidad Autónoma de Ciudad Juárez. No início, a Universidade Feminina foi fundada em 1968 com a matrícula apenas de mulheres.
A Universidade Católica do Uruguai (em espanhol: Universidad Católica del Uruguay, acrônimo UCU) é uma universidade privada no Uruguai inaugurada em 1985 (de várias instituições de ensino católicas anteriores). Foi a única universidade privada do país por 11 anos, até 1996. Seu campus principal está espalhado em seis locais em Montevidéu; há outros dois campi, em Maldonado e Salto. A Universidade foi fundada pelo arcebispo de Montevidéu, Monsenhor Mariano Soler, em 1882.
Para o Reitor Pro tempore da UFDPar, “estes novos convênios de intercâmbio científico com universidades de quatro diferentes países representam mais uma conquista da nossa gestão, que temos priorizado para fortalecer ainda mais o crescimento da nossa internacionalização, com equidade e transparência. Estes novos convênios certamente fortalecerão as bases para a mobilidade acadêmica. Além disso, significam que estamos com aumento substancial do número de instituições para que nossa comunidade acadêmica possa ter um conjunto de instituições de excelência para intercâmbios científicos, tecnológicos e culturais”.
Por fim, as universidades são instituições de ensino superior em quatro países que possuem uma grande respeitabilidade científica e acadêmica, configurando-se como uma boa oportunidade para que a comunidade acadêmica da UFDPar possa realizar ações de internacionalização da pesquisa, do ensino e da inovação.
Para mais informações acerca das universidades, consulte:
- Universidade Católica de Santa María, Peru
- Universidade de Málaga, Espanha
- Universidade Autonoma de Ciudad Juarez, México
- Universidade Católica del Uruguay, Uruguai
Acesse aqui o site da ASSINTER.