Notícias

UFDPar destaca impactos urbanos e econômicos de obras estruturais em reunião da ACP sobre Mobilidade Urbana

publicado: 09/12/2025 15h32, última modificação: 09/12/2025 15h32
 

O Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo, participou, na noite desta segunda-feira (08), da reunião promovida pela Associação Comercial e Industrial de Parnaíba (ACP) para discutir propostas de modernização da mobilidade urbana e do trânsito da cidade. Estiveram presentes o Prefeito Francisco Emanuel Cunha de Brito, lideranças empresariais e representantes da Fecomércio e da FIEP.

Durante a reunião, o prefeito apresentou a necessidade de um conjunto de intervenções voltadas ao aprimoramento da mobilidade urbana, incluindo a realização de estudos para a possível implantação de um viaduto, suspenso ou rebaixado, no cruzamento das Avenidas Pinheiro Machado e São Sebastião.

Representantes do segmento empresarial reconheceram a importância de modernizar a mobilidade de Parnaíba diante do crescimento do número de veículos particulares e da intensificação do fluxo de motocicletas, bem como das dificuldades enfrentadas pelo transporte público. Contudo, destacaram que intervenções de grande porte, como viadutos e túneis, devem considerar a participação dos setores diretamente envolvidos, para a construção de alternativas que minimizem eventuais impactos negativos à população e ao comércio.

Contribuição da UFDPar para Parnaíba e centralidade do debate sobre mobilidade

A convite do Presidente da ACP, o reitor iniciou sua fala parabenizando a realização do debate e ressaltando o papel estratégico da UFDPar para o desenvolvimento da cidade. Destacou que a universidade movimenta a economia local por meio:

- da formação de profissionais altamente qualificados;

- da produção científica, tecnológica e de inovação;

- da prestação de serviços à comunidade;

- da circulação de milhares de estudantes e servidores;

- dos contratos de manutenção, obras e serviços;

- e da execução orçamentária, que tem registrado patamares históricos.

O reitor enfatizou que a UFDPar é uma das maiores indutoras econômicas e sociais de Parnaíba, fortalecendo diretamente o setor imobiliário e o comércio local, especialmente no entorno do campus.

Em seguida, reforçou que a mobilidade urbana é elemento estruturante para o desenvolvimento social, econômico e urbano de Parnaíba, pois impacta de forma direta a vida universitária e o funcionamento cotidiano da instituição.

Principais preocupações apresentadas pela UFDPar quanto ao projeto de viaduto:

1. Prejuízo ao aspecto paisagístico e à identidade visual e institucional da UFDPar

O reitor chamou atenção para o impacto que uma obra dessa magnitude geraria na paisagem urbana da entrada do Campus Ministro Reis Velloso, justamente no coração da vida universitária da cidade, marcada por intenso fluxo de pedestres. Destacou que a UFDPar vive, neste momento, sua maior expansão estrutural, incluindo um novo prédio acadêmico de cinco andares, com investimento superior a R$ 20 milhões, cujas obras estão previstas para iniciar no próximo ano. O obra vai modernizar o aspecto paisagístico da UFDPar e a construção de um viaduto certamente trará prejuízos a identidade instucional e urbanística do Campus e do seu entorno.

2. Impactos na mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários de transporte público

Este foi um dos pontos centrais da fala do reitor, reforçando a preocupação com a equidade no acesso ao campus.

Ele destacou a necessidade de:

- ampliar e reorganizar as linhas de ônibus;

- melhorar a oferta noturna de transporte público;

- aprimorar as condições de travessia e segurança viária.

3. Problema com áreas de alagamento

A região da Avenida São Sebastião apresenta histórico recorrente de alagamentos, situação que exige resolução, pois impacta na mobilidade de pesdestre e na infraestrutura do muro da Universidade. O reitor alertou que estruturas como viadutos podem agir como barreiras físicas, intensificando o problema.

4. Poluição sonora

O efeito acústico causado pela concentração de veículos pode comprometer ambientes acadêmicos, laboratórios e salas de aula, considerando o corredor sonoro que se forma com a estrutura de viadutos.

5. Segurança pública

Por fim, o reitor apontou que áreas sob viadutos tendem a apresentar menor sensação de segurança, sobretudo por priorizarem veículos em detrimento de pedestres e ciclistas.

Impacto econômico da UFDPar e projeções para os próximos anos

O reitor destacou que a UFDPar continuará exercendo papel central no crescimento de Parnaíba, com:

- execução orçamentária recorde em 2025;

- previsão de grande injeção de recursos federais em 2026, como obras do PAC e do HU;

- fortalecimento do setor de construção civil;

- aquecimento do mercado imobiliário e de serviços, com a criação de novos cursos e a chegada de novos servidores;

- ampliação do comércio e da geração de empregos.

Ao final, a ACP agradeceu a presença da UFDPar e reconheceu sua relevância no planejamento e no desenvolvimento urbano e econômico de Parnaíba.